Quinze lideranças da Bomba do Hemetério, Recife/PE, envolvidas na promoção e gestão do circuito local Turismo de Base Comunitária, iniciam, no próximo dia 30 de setembro, o curso técnico de Inglês como parte das ações do Pronatec Copa. A conquista é fruto do reconhecimento do bairro como polo criativo de referência e da articulação dos esforços do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e Instituto Walmart, por meio do Programa Bombando Cidadania, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Secretaria de Turismo do Recife e Ministérios do Turismo.
» Experiência de Turismo Comunitário da Bomba do Hemetério é sucesso em Encontro realizado pelo IFPE
Os inscritos assistirão às aulas no campus Recife do IFPE de segunda a sexta, das 18h às 22h, até o dia 20 de dezembro deste ano, totalizando uma carga-horária de 210h/aula. Além disso, todos os matriculados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 813,75 para incentivo e custeio de despesas de alimentação, transporte e material didático necessários para a manutenção da formação, essencial ao desenvolvimento e aprimoramento da atividade turística na Bomba do Hemetério e adjacências.
MAIS ACESSO À FORMAÇÃO – Além da turma do Pronatec Copa, outras 51 vagas, divididas em duas turmas, para formação na Língua Inglesa estão sengo articuladas com a equipe do Senac Pernambuco, que oferecerá o curso gratuitamente e dentro do espaço da Bomba do Hemetério, como estratégia de aproximação com o território e facilitação do deslocamento dos inscritos. Essas duas turmas ainda não têm data marcada para início, mas a expectativa é que até o final do ano haja uma data afixada pelo Programa de Gratuidade do Senac.
FORMAÇÃO DE GUIAS – Junto ao Setor de Expansão do IFPE, o Programa Bombando Cidadania está articulando, ainda, uma turma de Formação de Guias de Turismo para 32 pré-inscritos envolvidos com os atrativos turísticos locais da Bomba do Hemetério e com a gestão dos roteiros. A expectativa é que com a formação no inglês e em condução turística o Circuito Bomba Cultural possa ampliar o seu alcance receptivo de turistas no bairro.