Você está visualizando atualmente Circuito Turístico Bomba Cultural abre as portas e inicia atividades com turistas alemães

Circuito Turístico Bomba Cultural abre as portas e inicia atividades com turistas alemães

O Circuito Turístico Bomba Cultural, que é fruto do Programa Bombando Cidadania e detém o título de primeiro destino comunitário de base urbana apoiado pelo Ministério do Turismo, abriu as portas para receber 25 turistas alemães no último fim de semana. O grupo, que estreou o Circuito recém-lançado ao mercado, está em intercâmbio na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob acompanhamento da Prof.ª Drª Edvânia Torres, e a escolha do destino Bomba do Hemetério ocorreu depois de diversas recomendações.

» Polo Cultural da Bomba do Hemetério marca presença do Encontro Internacional Pernambuco Cirativo
» Circuito Bomba Cultural em etapa de oficinas para estruração do roteiro turístico da Bomba do Hemetério
» Roteirização Turística da Bomba do Hemetério é destaque no Diário de Pernambuco
» Projeto do IADH propõe Roteirização Turística da Bomba do Hemetério

“Temos convênios com universidades de outros países, e sempre promovemos visitas a locais da Região Metropolitana e do interior do Estado. Escolhi a Bomba depois de indicações do circuito e da produção cultural do bairro”, conta Edvânia. Entre os atrativos e roteiros propostos, os intercambistas optaram pela vivência no Maracatu Encanto da Alegria e pela degustação da culinária local no Bar do Zaqueu, que integra o polo gastronômico bombense.

“Foi uma visita excelente e os preços foram bastante acessíveis. Os estudantes puderam experimentar a culinária regional e fazer um passeio que possibilitou o vínculo com o lugar”, destaca Edvânia Torres, que pontua que a presença de um tradutor de alemão e o Livreto Turístico bilíngue facilitaram o acesso ao local. Durante todo o processo, os guias – moradores da comunidade ligados à Universidart, ONG local formada pelo IADH para a gestão do circuito – falaram da história do bairro e das raízes culturais de cada atrativo.

Rivaldo Ferreira foi um desses guias, que sustentou a responsabilidade de estrear as visitações do Polo Turístico Bomba do Hemetério. “Eu fiquei ansioso por ser a primeira vez. Foi uma experiência nova e gratificante”, enfatiza. Quanto aos visitantes, Rivaldo afirma que a Bomba levou um diferencial, a vivência comunitária. “Percebi que chamava a atenção deles não só a cultura local, mas também as questões sociais”, frisa ele, que também atua em outros projetos no Bombando Cidadania, e completa: “percebemos com mais força o potencial da Bomba como destino vendável”.

Fatima Tropia, consultora do Sebrae que apoiou o processo de roteirização coordenado pela consultora do IADH Karina Zapata, compartilha o mesmo sentimento que Rivaldo. “O momento significa amadurecimento e postura empreendedora na gestão da Universidart”, comenta. Para ela, a Bomba do Hemetério, grande centro produtivo da Economia Criativa, tem tudo para avançar. “Esses clientes vão, com certeza, falar bem do que viram. E o boca-a-boca faz toda diferença, especialmente nesse mercado”, pontua.

Todas as fotos da visita e informações sobre o Circuito Turístico da Bomba do Hemetério podem ser encontradas na fan page Turismo na Bomba do Hemetério. O Circuito é parte das ações do Programa Bombando Cidadania, de iniciativa do Instituto Walmart e parceria de gestão técnico do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, com apoio de entidades governamentais, privadas e do terceiro setor.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário