O intercâmbio com a troca experiências, entre projetos em diferentes momentos de execução, pode ser útil para revelar como é possível se chegar aos objetivos propostos. Foi o que aconteceu, no dia 20, com a visita ao Fórum do DIST Brisa do Lago, em Arapiraca, dos representantes da coordenação do Fórum DIST Rio Largo, dos residenciais Bosque dos Palmares, Jarbas Oiticica, José Carlos Pierucetti e Teotônio Vilela. Arapiraca e Rio Largo são municípios de Alagoas
A visita teve como destaque o Centro de Gestão e Negócios do Brisa do Lago e a presença de equipamentos sociais necessários ao desenvolvimento das famílias, como escola de ensino fundamental, creche, posto de saúde, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), unidade básica de policiamento, além de linha de ônibus regular e parada de ônibus coberta.
Os líderes do Brisa do Lago passaram por um amplo processo de capacitação em gestão social e em empreendedorismo. A assessoria técnica ao fórum e aos empreendedores ainda se faz necessária, para que seja implantados os projetos idealizados pela comunidade, registrados no Plano Decenal de Desenvolvimento e com o término do Projeto DIST, articulações com a prefeitura são necessárias para esse apoio.
O resultado da visita técnica foi de entusiasmo para os integrantes do Fórum DIST Rio Largo. Eles viram e compreenderam que o esforço e a dedicação têm resultado, podem levá-los a realização do plano desejado. Em Rio Largo, a precariedade da infraestrutura, a falta de equipamentos sociais e nos serviços públicos, pedem um grande esforço de articulação do Fórum junto ao poder público.
O Projeto DIST é uma sigla para Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território. O DIST é uma iniciativa do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal para os residenciais Minha Casa, Minha Vida. O IADH executa projetos DIST em Alagoas (em Rio Largo e em Arapiraca) e nas capitais do Ceará e de Goiás.