Fruto da articulação entre o IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Universidade Federal de Santa Catarina, CNPq, Prefeitura da Cidade de Garopaba e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), foi inaugurado, no último dia 22 de março, o Posto de Atendimento Cooperativo (PAC) da Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) de Imaruí em Garopaba/SC.
O evento é culminância do processo de assessoria prestada ao território pelo IADH durante o convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para fortalecimento dos territórios da pesca. No caso específico de Garopaba, o trabalho foi iniciado em março de 2010, tendo recebido o apoio do Convênio MPA-IADH até o fim de sua execução, em fevereiro de 2011, através de ações coordenadas pelo associado do Instituto Paulo Cesar Arns.
Para implantação do PAC, o grupo de trabalho liderado pela equipe técnica da Universidade Federal de Santa Catarina efetuou atividades de sensibilização dos pescadores e mobilizou um grupo de apoio, a ser responsável pela gestão do Posto, que oferece os mesmos serviços de uma cooperativa de crédito singular. O Posto de Atendimento tem o objetivo de fornecer subsídios e soluções de crédito para os pescadores e aquicultores da região, dando condições para melhorias e ampliação de seus negócios.
Segundo Fábio Burigo, professor da UFSC e um dos responsáveis pelo acompanhamento técnico do território, a próxima etapa, com a implantação do Posto, é trabalhar o foco territorial nas atividades do PAC, que está sendo divulgado para os moradores do local e já conta com apoio da comunidade de Campo D’una/SC, vizinha a Garopaba. “É algo que tem um impacto muito forte para a vida econômica e social do município”, afirma ele.