Dois grupos do Programa de Incubação para o Desenvolvimento Local (Pinc), ligado ao Bombando Cidadania, tiveram projetos aprovados na primeira etapa do Edital do Programa PorAmérica, promovido pela RedeAmérica e pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Agora, as proposições seguem para um segundo módulo, onde são avaliados o marco lógico dos projetos e os documentos institucionais dos grupos proponentes.
Entre os projetos, estão as propostas de implantação de uma “Mercearia Solidária” e do “Raízes do Pinho Digital”, de autoria do Centro Espírita João Filipe de Aguiar (CEJFA) e do Grupo Cultural Raízes do Pinho, respectivamente. A ideia é implantar uma mercearia que funcione com uma moeda específica, obtida com a troca de resíduos recicláveis, e um núcleo digital que ofereça aulas de informática básica e manutenção de computadores, com o objetivo de formar os moradores e incentivar o desenvolvimento local sustentável.
Caso aprovados, os projetos ganham financiamento e assistência técnica do BID e das empresas que compõem a RedeAmérica para implementarem seus projetos. “O mais importante desse processo é o aprendizado que vem do aporte técnico de uma organização internacional. Isso agrega valor à aplicação do recurso e fortalece o currículo das instituições”, afirma Elisângela Gonçalves, consultora do IADH e uma das responsáveis pelo Pinc.
Além dos grupos incubados através do Bombando Cidadania, a Universidart, institucionalidade da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife, que será responsável pela gestão das ações do Bombando ao término do Programa, também concorre no Edital PorAmérica. Também aprovado na primeira etapa, o projeto da Universidart prevê a implantação de ações de estruturação do receptivo turístico do bairro, como apoio à Roteirização Turística do local.