Quatro grupos assessorados pelo Programa de Incubação Social (Pinc) do Programa Bombando Cidadania, fruto da parceria entre o IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e o Instituto Walmart, estão reunidos com o propósito de formar uma nova institucionalidade local. O “Sempre Ação – Núcleo de Formação e Produção Sociocultural”, que iniciou suas atividades com vistas à formalização, pretende atuar na formação, profissionalização e produção com foco na cultura, educação e esportes.
Entre os que integram o SempreAção, estão os grupos incubados Oficina de Roadie, Coletivo de Jovens Educadores, Mestre Luiz de França e Vozes da Bomba, além de convidados dos arredores da Bomba do Hemetério, Recife/PE. Além desses, a Companhia de Teatro Zé do Pinho e a Escolinha de Futebol Unidos da Vila têm se aproximado dos encontros promovidos pela equipe para discussão dos temas a serem incorporados em suas atividades futuras.
No momento, o SempreAção tem atuado na organização de seminários internos de planejamento e construção da identidade e de atividades comunitárias com foco nos seus eixos pretendidos de atuação. “Queremos, através dessas oficinas e atividades, ver jovens que tinha perdido a esperança de se profissionalizar entrando no mercado social e cultural, construindo um caminho de novas esperanças”, afirma Ramos Silva, um dos idealizadores do movimento.
Entre as ações já postas em prática, no último dia 9 de junho o grupo realizou o “Encontro Sem Pressão – Discutindo Cultura de Resistência e Desenvolvimento Local“, reunindo lideranças comunitárias e artistas em um momento de exposição artística e debates sobre cultura e desenvolvimento. Confira, abaixo, o vídeo de chamada para o último Encontro: