O Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), por meio do programa de desenvolvimento local Reserva da Cidadania, está articulando junto ao Trade Turístico do Cabo de Santo Agostinho o fortalecimento do turismo na região. Assim, foram convidados 17 estabelecimentos e organizações para integrar o Trade, incluindo a Associação de Moradores da Praia de Gaibu, Banho de Argila, Trilhas do Cabo e Grupo Cultural do Cabo de Santo Agostinho (GRUCSA), apoiadas pelo programa.
Para Karina Zapata, consultora do IADH responsável pelo componente de Turismo no Programa Reserva da Cidadania, “a atividade turística só se fortalece quando todas as forças produtivas que têm compromisso com o destino participam do Trade”. Os estabelecimentos puderam conhecer melhor as ações e resultados do Trade em evento realizado no dia 6 de junho no Hotel Canarius. Na ocasião, eles receberam o formulário de adesão, e estão em fase de análise e envio do material.
Tanto os associados antigos como os novos estabelecimentos convidados estão participando de uma formação sobre “Cultura da Cooperação”, fruto de uma parceria com o Sebrae, visando à integração e alinhamento de propósito coletivo. O processo formativo tem carga horária de 20 horas e teve início na última quarta-feira (16), conduzido pelo consultor Anselmo Pereira.
No mês de agosto, os integrantes do Trade irão participar de uma visita técnica à região de Areias, na Paraíba, para conhecer o modelo bem sucedido de organização da governança de turismo local (ATURA) e dos produtos de turismo de experiência formatados ao mercado.
O Programa Reserva da Cidadania é impulsionado pelo empreendimento Reserva do Paiva, Concessionária Rota dos Coqueiros e Associação Geral da Reserva do Paiva, com apoio técnico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH).