Desenvolvimento Cultural Comunitário e a Formação de Facilitadores/Multiplicadores em Desenvolvimento Local. Esses serão os dois componentes sob a responsabilidade do IADH no segundo ano de Apoio ao Desenvolvimento Local Comunitário na Bomba do Hemetério, no âmbito do Programa Bombando Cidadania, implementado pelo Instituto Wal-Mart e parceiros institucionais. A segunda fase do projeto será iniciada em setembro.
O primeiro foco irá buscar contribuir para o fortalecimento do Pólo Cultural da Bomba do Hemetério, por meio da capacitação da institucionalidade cultural do bairro, da articulação de parcerias estratégicas e da implementação dos projetos culturais construídos de forma participativa com os artistas locais.
O segundo tem o intuito de gerar competência local para fazer a gestão do desenvolvimento na Bomba do Hemetério, por meio de capacitações e aportes metodológicos ao Comitê de Apoio – colegiado que dá suporte ao Bombando Cidadania. Durante o primeiro ano da parceria IADH-Wal-Mart, o Comitê passou por um processo de capacitações, participando de cursos e jornadas temáticas, concebidas pelo IADH.
Neste segundo ano, os integrantes do Comitê irão se preparar, metodologicamente, para levar todo o conhecimento e experiência que adquiriram para o conjunto da comunidade. “O Comitê de Apoio será crucial para espraiar o Bombando Cidadania para a comunidade como um todo. Ou seja, eles multiplicarão as ações de desenvolvimento local na Bomba do Hemetério”, revela Patrícia Paixão, coordenadora de Comunicação do IADH e consultora do componente Formação de Facililitadores/Multiplicadores.
Durante o último mês do Ano 1 da parceria IADH-Wal-Mart, em julho, o Iadh promoveu três oficinas de Comunicação (Comitê de Apoio e Coletivo de Cultura), com a facilitadora Patrícia Paixão. O objetivo das oficinas foi trabalhar o entendimento da Comunicação como Direito Humano, bem como estratégias de comunicação para a divulgação do Bombando Cidadania na comunidade. “Antes de discutir os instrumentos de comunicação mais apropriados, estudamos teorias de Análise do Discurso; Comunicação Institucional e Comunicação Alternativa; o Espaço Midiático; a Importância de Fortalecer a “Marca” Bomba do Hemetério, entre outros temas”, relata a jornalista. De acordo com Patrícia, no ano dois da parceira as oficinas continuarão e ferramentas de comunicação serão construídas pelo Comitê de Apoio e o Coletivo de Cultura. “A comunicação vai fortalecer as ações de desenvolvimento local na comunidade e adjacências”, explica ela.
Outras atividades realizadas que merecem destaque são: a Jornada sobre Juventude e o Século XXI, com o psicanalista Licínio Júnior; a Jornada O Que São as Redes e a Sua Importância para o Desenvolvimento Local, com Tania Zapata; e o Curso Desenvolvimento Local e Associativismo, com a facilitadora Jeanne Duarte.
Por Le Fil Comunicação Digital