Palmas (TO) – Reforçar a missão e a visão de futuro para fortalecer ações foi o principal objetivo da Oficina de Identidade e Organização do grupo de instituições que formam o Fórum Estadual de Turismo (Foestur). Com programação de dois dias, as atividades, desenvolvidas pelo Ministério do Turismo em parceria com o Iadh, foram concluídas em junho na sede do Parque Estadual do Lajeado (PEJ), nas proximidades de Palmas.
A presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (ADTUR), Regina Reis, participou da abertura na atividade. Utilizando dinâmicas diferenciadas, os membros do Fórum socializaram e contextualizaram conhecimentos para discutir o papel que cada um tem na execução de um Plano de Ação para 2009. Entre os objetivos específicos, esteve o alcance de melhores resultados no desenvolvimento de suas metas em prol do turismo no Tocantins.
De acordo com a técnica do Iadh, Zenaide Bezerra, a oficina integrou a sequência de um trabalho que começou desde 2008. “Por meio da participação, busca-se definições para o Fórum”, ressalta Zenaide. “Estamos estabelecendo metas mais claras para o fortalecimento do coletivo”, apontou o presidente do Foestur, Lúcio Flavio.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH – Seccional Tocantins), Reinaldo Tobias, afirma que a entidade reconhece o empenho da ADTUR e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para o cumprimento de ações pautadas nos limites legais da Legislação Ambiental.
De acordo com o técnico da Coordenadoria de Áreas Protegidas do Naturatins, Gino Machado, esta é a primeira vez que o parque é aberto à visitação pública. “A realização dessa oficina aqui no Parque já faz parte do processo de liberação para o Uso Público das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e das Unidades de Conservação e Proteção Integral”, afirma.
Os participantes da oficina também visitaram o local onde será construída uma estrutura de camping, nas proximidades do Lago da UHE. Em seguida, eles fizeram trilha no Mirante das Mangabeiras.
Outras instituições também estiveram presentes no encontro. São elas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), o Banco do Brasil, a Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur), o Instituto Cooperar, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Associação Brasileira do Clube da Melhor Idade (ABMCI) – e o Serviço Social do Comércio (Sesc – Tocantins).
Por Le Fil Comunicação Digital