Brasília (DF) – Nesta quarta e quinta-feira (20 e 21 de maio), o Iadh participará do encontro nacional sobre o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo.
Durante o encontro, o Iadh apresentará os resultados do seu trabalho nesse programa a partir de uma avaliação do processo desenvolvido durante um ano e meio com os conselhos e fóruns regionais, que são instâncias de governança responsáveis pela gestão do turismo no âmbito regional. Nessas regiões se encontram os 65 principais destinos indutores do turismo no Brasil.
Com o foco em 59 conselhos e fóruns regionais, o processo mostrou que, em muitas regiões, essas institucionalidades não estavam funcionando como deveriam. “Existiam muitos espaços que não faziam o exercício da gestão. Além do diagnóstico, apoiamos o planejamento e o ciclo da gestão em mais de 40 conselhos e fóruns”, explica Tania Zapata, diretora técnica do Iadh e coordenadora deste projeto.
Zapata exemplificou que uma instância funcionava bem quando possuía consciência da sua missão, exercia o ciclo do planejamento, tinha uma visão estratégica da região, havia uma participação ativa do setor privado e existia um gestor responsável pela animação do grupo. Um dos pontos negativos apresentados pela coordenadora, durante a execução do projeto, foi o impacto das eleições. “Devido às eleições, foi necessário ocorrer diversas mudanças no cronograma do projeto. Num país democrático, as eleições deveriam fazer parte do cotidiano dos cidadãos. Isso revela uma cultura política antiga e ultrapassada”, avalia Zapata.
Neste evento – que reúne 27 interlocutores do programa e representantes do Sebrae, um parceiro importante na implementação dos projetos nas regiões – também será discutida a proposta de trabalho para a continuidade da ação, visando apoiar o fortalecimento das instâncias regionais do turismo, com a busca da sustentabilidade.
Por Le Fil Comunicação Digital