O IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, que está como entidade responsável pela facilitação da construção do Plano Estadual de Turismo de Alagoas, no Nordeste do País, está agora em campo coletando informações para fornecer um diagnóstico do atual quadro dos territórios do Turismo no estado. O objetivo desta etapa é conhecer o atual contexto da atividade turística local para embasar reflexões e perspectivas de futuro.
» IADH desenvolverá Plano de Turismo para o Estado de Alagoas
» IADH realiza seminário de apresentação conceitual do Plano Estadual de Turismo de Alagoas
Durante os meses de junho, julho e agosto, os técnicos do IADH responsáveis pela construção do Plano, Patrícia Paixão, Dalva Sant’Anna e Tania Zapata, junto com o coordenador do projeto, Arturo Jordan, analisaram documentos, conversaram com representantes do Turismo de diversas instâncias e realizaram oficinas participativas. No foco das ações estão os cinco territórios prioritários da atividade em Alagoas, listados a seguir: Região Metropolitana, Lagoas e Mares do Sul, do São Francisco, Costa dos Corais e dos Quilombos.
Nesses territórios, os consultores do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano empreenderam um total de 30 entrevistas qualificadas com especialistas e informantes-chave no Estado. Através da soma dos dados coletados m todas essas ações, o IADH trabalha agora em um Documento de Análise Situacional, para entrega aos órgãos responsáveis pelo Turismo no âmbito estadual. Nesse documento constam os dados e as conclusões obtidas com técnicas e métricas específicas, para um panorama geral do que tem sido desenvolvido na atividade turística.
Agora, a equipe segue para a realização de uma Oficina de Seleção de Indicadores de Impacto e de Implementação, que será realizada na capital alagoana no próximo dia 28 de setembro. Além disso, em conjunto com os atores que fazem a atividade turística no Estado, o IADH seguirá atuando na Sistematização do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, com estimativa de conclusão no fim do mês de novembro deste ano. Confira, abaixo, algumas fotos do trabalho em campo: