Desde o retorno do recesso, as atividades do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sócio-Produtivo da Ilha de Deus e Vila da Imbiribeira, fruto da parceria entre IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e PetroquímicaSuape – PQS, por meio do subcrédito social do BNDES, seguem de vento em popa. A equipe, que vinha trabalhando com a comunidade na sensibilização, articulação, entrevistas e formação de Grupos de Interesse para atuação no território, iniciou este ano o processo de formações continuadas.
A primeira formação do processo, dentro do componente de “Organização Social do Território” do Programa, foi realizada durante todo o dia 19 de janeiro no Hotel Fazenda Viver, em Moreno/PE. Com a facilitação do consultor do IADH Ricardo Cerqueira e apoio das consultoras do Programa Patrícia Paixão, Paula Velôzo e Jeanne Duarte, o momento contou com dinâmicas e atividades focadas na promoção do autoconhecimento e no fortalecimento de vínculos entre as pessoas do local.
Além desse momento, a atuação no território segue com o desenvolvimento de oficinas aos sábados, durante todo o dia, e jornadas temáticas, sempre às terças, às 18h. A partir de então, as próximas atividades seguem com consultores da equipe do IADH e convidados no trabalho com temas como Desenvolvimento Comunitário, Comunicação para o Desenvolvimento Local, Direitos Humanos, Relação Interpessoal, Valorização do diálogo como um novo caminho e Meio ambiente e Desenvolvimento Comunitário.
O objetivo desse processo é formar uma equipe integrada, com identidade fortalecida, valores pactuados, visão de futuro e senso de propósito/missão para a gestão compartilhada do Centro Social Urbano (CSU), reformado a partir da iniciatica da PetroquímicaSuape – PQS com o Programa. Confira, abaixo, algumas fotos da oficina co o consultor Ricardo Cerqueira: