Plano de Turismo de Alagoas, construído com consultoria do IADH, tem versão final publicada

O IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano foi responsável pelo processo de consultoria e mediação que resultou na construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo em Alagoas 2013/2013, organizado e lançado pela Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur/AL). O Plano, que no decorrer do texto destaca o papel do IADH, é o primeiro do Brasil, a nível estadual, alinhado às diretrizes da Programa de Regionalização do Turismo e já está disponível em sua versão final.

O objetivo do Plano é interiorizar o Turismo em Alagoas, além de elevar os números da atividade no Estado. Pelas metas construídas no diálogo entre Setur/AL, Fórum Estadual de Turismo (Foretur/AL) e outros atores estratégicos para a atividade na sociedade civil e demais setores, estima-se até 2016 o aumento, entre outros, de 20% no fluxo de turistas; 15% no tempo de permanência no estado; e 20% no gasto médio por turista, o que colocaria Alagoas na posição de 7º destino mais procurado do Brasil.

Como documento com força de lei, o Plano tem a garantia de continuidade das ações e funciona como diretriz Política para o desenvolvimento da atividade turística de modo compartilhado e descentralizado, aberto às contribuições da sociedade civil. Para saber mais sobre o plano, você pode ler a matéria da Setur/AL sobre o lançamento, e reproduzimos, abaixo, trechos desta sobre o processo de construção, além de passagens do próprio Plano:

Texto da Assessoria de Comunicação da Setur/AL:

Construção do Plano – A Setur-AL e o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) firmaram um termo de parceria, em 2012, para apoiar o Fórum Estadual de Turismo de Alagoas (Foretur-AL) na construção do documento.

O IADH é uma OSCIP que atua nacionalmente e na América Latina há cerca de 10 anos, com os temas de Governança, Turismo Sustentável e Empoderamento Para a Gestão Compartilhada de Territórios Sustentáveis e Desenvolvimento Humano. Atuou, nos anos anteriores, entre 2004 a 2009, apoiando o Mtur no fortalecimento de instâncias de governanças regionais do turismo no país e, também, na avaliação da atuação do Programa de Regionalização nacional.

“A expertise do IADH contribuiu no Estado de Alagoas para definir o processo metodológico de intervenção territorial, para assim, por meio de oficinas participativas nas regiões turísticas de Alagoas, levantar os problemas, as reais necessidades, subsidiar a construção do documento e também na posterior validação pelo colegiado. O documento, expressa fortemente os anseios da coletividade, e está em consonância com a diretriz política nacional”, explicou Renato Lobo.

Durante os meses de preparação do documento, foram realizadas diversas oficinas de discussão e proposição, com a participação de empresários, representantes de associações, sindicatos, atores locais e das instâncias de governança das regiões turísticas, sendo elas: a Metropolitana, Lagoas e Mares do Sul, Quilombos, Costa dos Corais e São Francisco. Na oportunidade do cronograma de trabalho, o Mtur, por meio da gestão descentralizada, atuou na avaliação preliminar do documento para alinhar a política nacional e estadual.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário