Programa conta com pesquisa iconográfica, palestras, cursos e oficinas

Começam, este mês, jornadas de palestras, cursos e oficinas destinados aos artistas e empreendedores da cultura da comunidade da Bomba do Hemetério, situada na zona norte do Recife (PE). As atividades fazem parte do Programa Bombando Cidadania, uma iniciativa do Instituto Wal-Mart com apoio metodológico do Iadh.

Entre os meses de abril e junho, haverá palestras e cursos com o Sebrae sobre associativismo e empreendedorismo cultural. “A nossa proposta é estimular o empreendimento de atividades produtivas; dar ênfase na importância do investimento em cultura, os diversos tipos de investidores culturais, as alternativas estratégicas para viabilizar o projeto e as leis de investimento em cultura. Além disso, pensar estrategicamente a atividade cultural como um negócio, analisando o ambiente cultural, os fatores que influenciam o seu negócio, suas vantagens competitivas e identificar as competências necessárias para atuação empreendedora”, define Karina Zapata, técnica do Iadh.

O projeto também contempla uma consultoria de design de produto para o mercado, realizada pelo Centro Pernambucano de Design, na Escola Mardônio Coelho, no horário das 19h às 22h. Esse trabalho busca a inserção da iconografia da região da Bomba do Hemetério nos produtos, serviços e nos manifestos culturais com foco na valorização da produção artesanal e cultural visando a autosustentabilidade dos grupos e fortalecimento da região no segmento do turismo e da cultura. “Com relação à pesquisa iconográfica feita pelo Centro Pernambucano de Design, estão previstas entrevistas com lideranças, mestres da cultura, griôs, etc, as quais serão feitas nas residências dos entrevistados”, explica Karina .

A jornada de palestras também inclui debates sobre a comunicação, que acontecem em maio, nos dias 13 e 20, para 30 pessoas. O Iadh, articulador dessa agenda formativa junto ao Sebrae e ao Centro Pernambucano de Design, irá acompanhar estas ações e apontar caminhos estratégicos visando ao fortalecimento do Pólo Cultural da Bomba do Hemetério.

Em 2008, a Bomba do Hemetério foi escolhida pelo Instituto Wal-Mart para a realização piloto do Programa de Desenvolvimento Local Integrado. O objetivo é melhorar o IDH do bairro, os indicadores socioeconômicos e ampliar a participação dos moradores da comunidade nas esferas públicas de tomada de decisões. O programa visa também promover o desenvolvimento da comunidade por meio de ações que contribuam para o aumento da renda, melhoria da qualidade do ensino, redução da mortalidade infantil, fortalecimento das manifestações culturais locais, mobilização e articulação comunitária.

As ações formativas são destinadas aos artistas e grupos culturais da Bomba do Hemetério, reunidos no levantamento realizado em agosto e setembro/2008. mas também poderão participar trabalhadores associados à cadeia produtiva da cultura e do turismo, a exemplo de donos de restaurantes, bares e lanchonetes, taxistas, guias turísticos, etc.

Por Le Fil Comunicação Digital

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário