Programa de Apoio ao DL da Reserva do Paiva Paiva investe na inovação e parcerias em 2013

Após o recesso de um mês para as festividades de final de ano, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Local da Reserva do Paiva e comunidades do entorno – uma parceria entre o IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e a Odebrecht Realizações Imobiliárias – retomou suas atividades na segunda quinzena de janeiro.

Com pouco menos de um mês de trabalhos, o Programa de já promoveu um diálogo entre o Senac e as lideranças locais para a realização de cursos gratuitos nas comunidades de Itapuama, Enseada dos Corais e Gaibu. O Comitê Comunitário do Programa se articulou com a coordenação do Senac para realizar as inscrições e formar as turmas dos cursos, bem como definir os locais, horários e temas de interesse: Inglês, Agente de Informações Turísticas e Monitor de Recreação. As inscrições serão realizadas de 18 a 22 de fevereiro em dois locais: na Associação de Moradores da Praia de Gaibu e na Escola Maria Madalena Tabosa, em Itapuama, sempre das 9h ao meio-dia. Por definição das lideranças comunitárias, os candidatos inscritos, além de preencherem a ficha de inscrição, também elaborarão uma carta de intenção com no mínimo 15 linhas respondendo “Qual o meu objetivo em relação ao curso em que candidato?”

Dando continuidade aos trabalhos iniciados no segundo semestre de 2012, o Programa mantém, este ano, a formação da Governança Local, mobilização dos componentes de Meio Ambiente, Empreendedorismo de Negócios e Cultura. E muitas novidades vêm aí. Para fomentar novas práticas ambientais, quatro eixos serão trabalhados: 1) Formação de grupos de mulheres para a produção orgânica em quintais, 2) Formação de jovens líderes ambientais, 3) Formação da Comissão de Meio Ambiente e 4) Oficina de mobiliário da Lixiki.

O componente de Empreendedorismo de Negócios tem como foco em 2013 a incubadora de pequenos projetos. A ideia é incubar 8 propostas de empreendimentos com base nos critérios da contrapartida, sustentabilidade, articulação com a obra, impacto e perfil do empreendedor.

E a Cultura ganha o nome de “Desenvolvimento da Economia Criativa”, a fim de fomentar negócios e iniciativas criativas no território. Além da continuidade da formação do Coletivo da Cultura, outros três eixos estratégicos serão desenvolvidos: 1) Formatação de trilhas eco-culturais, 2) Fortalecimento dos seis eventos estratégicos selecionados em 2012 e 3) oficinas de confecção de instrumentos musicais a partir de resíduos das obras.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário