Com o intuito de incentivar a sustentabilidade do litoral do Cabo de Santo Agostinho, o Programa Reserva da Cidadania – impulsionado pela Reserva do Paiva, Concessionária Rota dos Coqueiros e Associação Geral da Reserva do Paiva e apoio técnico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) – está formando o Grupo de Proteção das Praias, composto por 15 lideranças comunitárias das praias de Itapuama, Enseada dos Corais e Gaibu.
De acordo com Mariana Melo, associada do IADH e coordenadora do componente Meio Ambiente do programa, “o grupo surgiu a partir de uma demanda latente dos moradores das praias do Cabo pelo ordenamento da orla e a sustentabilidade desse litoral que vem sendo degradado por banhistas e turistas”. De acordo com ela, os participantes do Grupo de Proteção das Praias são moradores que já têm envolvimento em projetos de preservação do meio ambiente, e organizados nesse coletivo, estão recebendo assessoria técnica do IADH para que possam melhorar e ampliar seus trabalho localmente.
O grupo foi inspirado pelo Projeto A Reserva Preserva, implementado na Praia do Paiva em 2014. Ação dividiu a praia entre os setores Corais, Enseada e Península, seguindo critérios de preservação ambiental, e inclui a criação de regras para proteger o ambiente e assegurar a convivência pacífica na área, como a proibição de jogar lixo e usar som além do volume permitido, restrição da permanência de pessoas sobre os corais e cadastro dos comerciantes. Foram instaladas placas para informar o que é permitido ou não em cada setor.
Desde março vêm sendo realizadas oficinas com o Grupo no Espaço Reserva da Cidadania, com o objetivo de conhecer e adensar os projetos em planejamento ou executados pelas lideranças locais. Foram apresentados cinco projetos que defendem temas relevantes para a área, tais como a proteção de ninhos de tartarugas em Enseada dos Corais, ação de coleta seletiva e de educação ambiental na praia de Itapuama, promoção de trilhas ecológicas para o Parque Armando Cavalcanti de Holanda, a revitalização de espaços públicos em Gaibu.
O grupo formado irá participar das atividades de celebração do mês do meio ambiente, promovido em parceria entre o Programa Reserva da Cidadania e parceiros como a Rota dos Coqueiros, a Odecbrecht Realizações Imobiliárias. Na sequencia, uma ou mais tema ambiental de relevância será trabalhados pelas lideranças, para a elaboração de um projeto único deste coletivo.
Onda Limpa
Um dos membros do Grupo de Proteção das Praias é Estevão Santos, integrante da Associação Mangue Ferido, que atua desde 2008 e promove o movimento Onda Limpa. No dia 7 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Onda Limpa organiza a Caminhada Ecológica, evento voltado para conscientização ambiental na praia de Itapuama, a partir das 8h, com diversas atividades.
O dia terá início na Praça de Eventos de Itapuama, onde será servido um café da manhã saudável, seguido de falas de especialistas e caminhadas com trajetos até o Paiva e Xeréu, com distribuição de material informativo pelo caminho. Durante a tarde haverá almoço, oficinas de reciclagem e atrações musicais.