Universidart reúne 600 desfilantes no 5º Cortejo Carnavalesco da Bomba do Hemetério

Pelo quinto ano consecutivo, a Bomba do Hemetério abre alas para o Cortejo Carnavalesco local que agrega 22 grupos do Polo Criativo bombense. O Cortejo, realizado desde 2008, ano que marca o início da atuação do Programa Bombando Cidadania no local, celebra a riqueza e efervescência artísticas do bairro, nacionalmente conhecido por sua diversidade cultural.

Com concentração marcada para as 15h do próximo domingo, 03 de fevereiro, o evento conta uma média de 600 desfilantes divididos em seis frentes: 1) troças, bonecos e passistas; 2) tribos e caboclinhos; 3) ursos e bois; 4) grupos afro e afoxés; 5) maracatus; e 6) escolas de samba.

Após a concentração, o Cortejo segue, às 16h, pelas ruas da Bomba do Hemetério e comunidades vizinhas, exibindo o talento dos artistas envolvidos e celebrando a união de agremiações, que competem entre si no carnaval, em prol do desenvolvimento do bairro. Ao fim, uma evolução de cinco minutos de cada grupo marca o fim do Cortejo no Largo da Bomba, sede do polo oficial bombense.

Com o amadurecimento e aprendizado do apoio em cinco anos de evento, esta edição é totalmente organizada pela Universidart – ONG local que passa por um processo de consultoria para dar continuidade às ações deixadas pelo Bombando Cidadania, iniciativa de desenvolvimento local fruto da parceria entre o IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e o Instituto Walmart.

“Fico muito feliz por poder coordenar este evento, enquanto Universidart, colocando em pratica o que aprendemos. Esperamos, agora, maior proximidade com o poder publico para dar continuidade a esse projeto”, destaca Rivaldo Ferreira, integrante da Universidart e bolsista do Programa Bombando Cidadania. A expectativa é que esse ritmo continue e as edições ganhem em qualidade a cada ano.

“Queremos que seja melhor do que as edições passadas, até porque estamos mais amadurecidos, com mais experiências, e conseguimos consolidar esta data: o domingo antes do carnaval”, afirma Rivaldo. E é essa expectativa que perpassa a equipe do técnica do Programa. “Me sinto muito realizada! Depois de quatro anos de apoio consultivo, copartilhamento de propósitos e ação coletiva, eles tomaram esse impulso de atuação 100% do território. Eles estão prontos para voar”, conclui a consultora do IADH Karina Zapata, responsável pelo componente Desenvolvimento Cultural e Economia Criativa do Programa.

SERVIÇO
Cortejo de Carnaval da Bomba do Hemetério
Concentração: Rua Largo São Sebastião, por trás da sede do Gigante do Samba
Quando: Domingo, 3 de fevereiro, às 15h.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário