O 1º Encontro Nacional dos Territórios da Pesca e Aquicultura aconteceu na cidade de Itajaí, Santa Catarina, nos dias 16 e 17 de novembro. O Encontro foi uma iniciativa do Ministério da Pesca e da Aquicultura em parceria com o Iadh. Cerca de 350 participantes – entre eles: pescadores, empresários, aquicultores, representantes de governos estaduais e federais – estiveram reunidos para discutir os avanços e desafios do setor.
O Ministro Altemir Gregolin esteve presente e afirmou que a realização desse primeiro Encontro representa que a política organizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura começa a virar realidade. A política territorial do Ministério tem como objetivo estimular e apoiar processos de planejamento do desenvolvimento dos territórios. Hoje, no Brasil, foram identificados 174 territórios que tem vocação para pesca e aqüicultura. O Ministério já está trabalhando em 62.
O coordenador do IADH, Paulo Cesar Arns, destaca o papel do IADH em fazer a coordenação técnica e metodológica da implantação da política e capacitação dos técnicos. Arns afirma que a parceria tem sido bastante proveitosa nesses dois anos de atuação, principalmente, porque reúne um Ministério que faz um trabalho diferenciado junto aos territórios e uma parceria com instituições que tem interesse de desenvolver uma política de desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura.