A associada-fundadora do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano Silvana Parente participou, entre os últimos dias 21 e 23 de novembro, do III Fórum de Inclusão Financeira. O evento, organizado anualmente pelo Banco Central do Brasil, promove a exposição e discussão do mapeamento da inclusão financeira no país.
Nesta edição do Fórum, foram exibidos os resultados do último levantamento feito pelo Banco Central. Esse levantamento aponta como principal conquista o aumento do consumo, conseqüência do aumento de renda da população, e como grande desafio a liberação de crédito, especialmente para agricultores e profissionais autônomos, não vinculados a instituições.
Para a associada Silvana Parente, o Brasil precisa investir mais na cooperação, desenvolvendo instituições financeiras locais e empreendimentos solidários. “O Brasil tem avançado, mas muito mais no alcance geográfico e nos serviços de pagamento e recebimento. Em contrapartida, ainda está distante do avanço no uso de outros serviços como crédito, seguro, poupança, etc. Especialmente para agricultores e outros trabalhadores sem vínculos formais”, afima.