Empreendedores da orla do Cabo de Santo Agostinho participaram de uma jornada sobre cooperação e organização, no dia 21 de outubro último, na Associação de Moradores de Gaibu. A atividade deu continuidade às capacitações promovidas pelo Programa Reserva da Cidadania, voltado para o desenvolvimento da Reserva do Paiva e adjacências, fruto da parceria entre o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), a Odebrecht Realizações Imobiliárias, a Concessionária Rota dos Coqueiros, o Grupo Cornélio, o Grupo Ricardo Brennand e a Associação Geral da Reserva do Paiva. O momento formativo foi facilitado por Tania Zapata, coordenadora das ações do IADH no Reserva da Cidadania.
Durante o encontro, foram realizadas dinâmicas para trabalhar questões como otimismo, produção coletiva, confiança, inspiração e valores. Houve um momento de discussão sobre as relações entre poder e autoridade, provocando uma reflexão no grupo a respeito de velhas práticas paternalistas. Os empreendedores também puderam conhecer um pouco mais o Banco Comunitário Reserva da Cidadania, que será inaugurado em dezembro, e foram incentivados a participarem da iniciativa. De acordo com Tania Zapata, “o desafio de construir a cultura da cooperação entre os empreendedores para melhorar os serviços, o meio ambiente e a rentabilidade dos empreendimentos foi a grande conclusão do encontro”.
No final do dia, dois grupos de empreendedores foram formados: um com representantes de Itapuama e o outro de Gaibu. O objetivo é que os grupos pensem ações voltadas para cada praia. Mas duas propostas já foram desenvolvidas no próprio encontro. O grupo de Itapuama, apoiado pela Associação dos Empreendedores de Turismo de Itapuama (AETI), irá organizar uma feira cultural, com artesanato, gastronomia e apresentações culturais, a ser realizada na terceira semana de dezembro. Já o grupo de Gaibu ficou encarregado de organizar um evento de educação ambiental na orla, com distribuição de sacolas para lixo, colocação de placas informativas, entre outros, a ser realizado na terceira semana de novembro. Haverá reuniões para planejar os dois eventos, com o apoio técnico do IADH.