O grupo de catadores de produtos recicláveis em Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, em Alagoas, está preparado para a constituição da sua cooperativa. A capacitação foi feita pelo IADH, como parte do Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território Rio Largo (DIST Rio Largo).
A equipe do IADH apresentou o conceito de cooperativa para os catadores reunidos. Eles conheceram os procedimentos para constituição de uma cooperativa, quais os compromissos que devem ser assumidos, os valores éticos acordados, a base legal do cooperativismo, os vários ramos do cooperativismo e as diferenças entre uma empresa cooperativa, uma empresa mercantil e uma associação.
O evento de capacitação contou com a participação de 38 pessoas que atuam como catadores, de duas técnicas da equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Largo, além do próprio secretário. Ele falou sobre a importância da cooperativa, em especial, da oportunidade desse momento, quando a prefeitura está preparando um projeto de lei, a ser enviado à Câmara de Vereadores, para criação do Programa Socioambiental Cooperativa de Catadores de Material Reciclável.
O fim do lixão e um plano de ação para os trabalhadores que tinham na atividade de catadores sua renda obedecem à pressão da sociedade civil e das autoridades. A prefeitura do município, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, iniciou ações em apoio ao grupo de catadores. O Projeto DIST, que conta com ações na área de gestão ambiental, com foco em resíduos sólidos, fez parceira com a secretaria, na pessoa do secretário Cláudio de Melo Lima Filho, para apoiar a formação da cooperativa.
Ao final do evento, os participantes elegeram uma comissão composta por cinco representantes para elaborar a proposta de estatuto da Cooperativa de Catadores de Rio Largo, com apoio da equipe técnica do IADH. A primeira reunião foi agendada. Depois da elaboração da proposta de estatuto, a comissão fará a convocação para uma assembleia geral para análise e aprovação, eleições da diretoria e do conselho fiscal, que deverá ocorrer em janeiro.
O DIST é uma iniciativa do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal para os residenciais Minha Casa, Minha Vida e é executado pelo IADH em Alagoas, no Ceará e em Goiás.