Durante os anos de 2013 e 2014, o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) implementou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Socioprodutivo da Ilha de Deus e Vila da Imbiribeira, em parceria com a PetroquímicaSuape (PQS) e subsídios do BNDES, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento local nas duas comunidades. Entre as ações do projeto, foram realizadas capacitações com lideranças comunitárias, entre elas, os integrantes da Associação Centro Cultural de Resgate Jovem (ACCRJ) – organização que busca resgatar a indentidade de jovens da Vila da Imbiribeira.
A ACCRJ promove um trabalho de conscientização voltado para crianças e adolescentes, com o intuito de desenvolver neles uma atitude de valorização pessoal e coletiva. São oferecidas, também, atividades formativas que buscam ocupar o tempo dos jovens, propiciando novos conhecimentos, tirando-os das ruas. De acordo com Ivanildo Mendonça, coordenador da Associação, atualmente é realizado o Projeto Quanto Mais Educação Melhor, que envolve atividades de reforço escolar para crianças de até 14 anos e aulas de música, com noções de teoria musical e aula de instrumentos, começando pela flauta. “O foco desse projeto são as crianças e adolescentes, para que tenhamos adultos capazes e conscientes de seus deveres e de direitos, no futuro próximo”, afirma ele.
“O IADH nos fez entender que era preciso ampliar esse olhar para as duas comunidades: Ilha de Deus e Vila Imbiribeira, embora já soubéssemos das dificuldades de ambas, o que ficou claro é que as desigualdades sociais são as mesmas nas duas”, ressaltou Ivanildo. Segundo ele, o grupo passou a desenvolver um programa que pudesse incorporar membros tanto da Ilha de Deus como da Vila Imbiribeira. Agora a ACCRJ está em fase de articulação de apoio para ampliar o projeto, com a promoção de atividades esportivas.