Você está visualizando atualmente Comissão Cartonera confecciona livros sustentáveis

Comissão Cartonera confecciona livros sustentáveis

Desde o início deste ano, três moradores da Bomba do Hemetério produzem livros a partir da reutilização de papelão coletado nas ruas – uma forma sustentável de produção, que também possibilita autores a publicarem suas obras de forma independente. Trata-se da Editora Comissão Cartonera, iniciativa com origem na Comissão do Meio Ambiente da Bomba do Hemetério, grupo criado durante a implementação do Programa Bombando Cidadania, parceria entre o Instituto Walmart (IW) e o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), que por cinco anos promoveram ações de desenvolvimento local na comunidade.

Tudo começou em 2013, quando Priscilla Carneiro, Elisandro Damasceno e Isabela Cristinia participaram de uma oficina de confecção de livros, ministrada pelo escritor Wellington Melo, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente. O momento formativo despertou neles o interesse por essa nova forma de produção. A partir de então passaram a realizar alguns trabalhos de confecção de capas para a Mariposa Cartonera, que também segue esse modelo. E não pararam por aí. Decidiram criar a sua própria editora, que ganhou o nome de Comissão Cartonera.

sa

 

O portfólio do grupo traz as obras “Juventude crônica”, antologia escrita por alunos do Colégio Damas, “Poesia ocupando… Invadindo”, de Fátima Soares, e “Sem sombras e com dúvidas”, de Jefferson Maciel. Ainda neste mês de novembro serão lançados os livros “Abordagem triangular de artes e culturas visuais” e “Caderno de bordo: histórias e sentidos”, de Fernando Azevedo. Priscilla Carneiro conta que sempre foi envolvida com a questão da sustentabilidade e que o reaproveitamento do papelão é mais uma forma de contribuir para a causa. “Acho que essa ideia tem que se espalhar cada vez mais”, completa.

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário