A organização periódica da Feira Cultural de Gaibu, um patrocínio Petrobras, foi tema do encontro do Comitê Cabo de Força do último dia 15 de janeiro. A Feira foi um dos destaques do encontro que serviu para avaliar as ações realizadas pelo Comitê ao fim de 2013 e para programar as atividades do primeiro semestre deste ano.
Na ocasião, que contou com acompanhamento técnico pedagógico do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, o grupo elegeu abril como o mês previsto para a 1ª edição da Feira, de periodicidade quinzenal. Além disso, foi escolhida a Associação de Moradores de Gaibu para abrigar o evento que tem por objetivo promover os ativos culturais do território e movimentar a economia local.
Agora, os próximos passos são o estabelecimento de um modelo de gestão para Feira, que contemple a diversidade de artistas e artesãos locais e a extensão geográfica das praias, e o prosseguimento da infra-estrutura e logística do evento.
O Comitê Cabo de Força é uma articulação formada pelos moradores das praias do Cabo de Santo Agostinho em prol da promoção do desenvolvimento local no território, fomentado pelo IADH por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Local da Reserva do Paiva e Comunidades Vizinhas, de iniciativa da Odebrecht Realizações. A Feira Cultural de Gaibu é um projeto da Associação de Moradores de Gaibu e foi aprovado via edital de seleção pública da Petrobras em 2013.