Comunicação para o fortalecimento das instâncias de governança do Turismo

Por compreender que a comunicação é direito humano e um instrumento indispensável para o fortalecimento das instâncias de governança que buscam um desenvolvimento local sustentável, o Iadh promoveu três oficinas de comunicação social com representantes das instâncias de governanças: Adetur-Litoral, na Região Litoral Paranaguá, no Paraná; Circuito dos Diamantes, em Diamantina, Minas Gerais, e Atuaserra, na Região da Uva e Vinho, Rio Grande do Sul. Essas ações fazem parte do Programa de Regionalização do Turismo, parceria Iadh com o Ministério do Turismo.

Esse trabalho – desenvolvido por Patrícia Paixão, jornalista, mestra em Comunicação, especialista em Propaganda e Marketing e Jornalismo Cultural – tem como objetivo fortalecer as ações internas e externas das instâncias, no âmbito da comunicação e marketing. De acordo com Paixão, a metodologia conta com dinâmicas de grupo, teorias expositivas e exercícios práticos e vivenciais. “O fortalecimento e o empoderamento das instâncias de governança passam, necessariamente, pela comunicação, ainda mais quando estamos falando de colegiados do âmbito do turismo. A comunicação é essencial para a atividade turística”, pontuou a jornalista e consultora. Já o conteúdo programático contemplou noções de:

Publicidade/Propaganda: funcionamento de uma agência e publicidades, seus setores e atribuições.

Merchandising: ferramenta de comunicação de marketing utilizado em espaços editoriais.

Relações públicas: atividade de comunicação que estabelece e mantém relações adequadas com os diversos públicos da empresa, com objetivos institucionais ou de apoio ao marketing.

Assessoria de imprensa: atividade de comunicação que estabelece relações adequadas com as mídias convencionais e/ou alternativas, a fim de divulgar a empresa e suas ações por meio de inserções espontâneas.

Marketing direto: ferramenta de marketing e de comunicação utilizada para estabelecer o relacionamento direto entre as empresas e seus “consumidores” e prospects.

Nesse espaço coletivo e participativo, cada instância elaborou o seu Plano de Comunicação, tendo como ponto de partida “solucionar” os “problemas de comunicação” definidos no momento da experiência.

O desafio agora é colocar em prática todas as ações propostas no documento. “O Plano tem o objetivo de nortear as ações consideradas relevantes para cada colegiado, de acordo com a estrutura técnica e financeira disponível”. Além disso, todos os participantes se sensibilizaram para melhorar os fluxos comunicacionais (internos e externos) das suas instâncias e compreenderam o contexto da mídia brasileira.

Por Le Fil Comunicação

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

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