O Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (DIST) – fruto da parceria entre o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) e a Caixa Econômica Federal – Rio Largo realizou, no período de 10 a 14 de novembro, o segundo módulo da Vivência Oásis, uma parceria com o Instituto Elos.
O primeiro módulo foi realizado no período de 21 a 24 de outubro, quando foram realizados os quatro passos iniciais da Vivência. Dessa vez, foram realizados os seguintes passos: “O milagre: Colocar a mão na massa, cooperando para que o resultado seja extraordinário”, “A celebração: Reconhecemos e celebramos a contribuição de cada um na conquista coletiva” e “A evolução: evoluímos na jornada, impulsionando a construçãode novos sonhos”.
Como resultado, houve a revitalização de uma praça localizada na confluência de quatro dos cinco residenciais do Projeto – Residenciais Barnabé Oiticica, Demorisvaldo Wanderley, Francisco Tavares Granja e José Carlos Pierucetti. Durante os cinco dias do segundo módulo da Vivência Oásis, a comunidade se uniu em torno do sonho, colocando mesmo a mão na massa para revitalizar um espaço de lazer que estava abandonado, com lixo e mato.
“Homens, mulheres e crianças não mediram esforços para alcançar o sonho. Os recursos para as atividades de revitalização partiram da própria comunidade que realizou rifa, bazar, visitas às empresas do entorno para solicitar doações”, afirma Ronaldo Camboim, coordenador do IADH no projeto.
A equipe do Instituto Elos que trabalhou na atividade é formada por Clarissa Muller, Niels Koldewijn, Isadora Padilha e Sandra Amélia. Também houve a presença de Monica Isabel Rodrigues, da equipe de Projeto Sociais da Caixa Maceió, Sandro Santos, do Instituto Girassol de Desenvolvimento, de Boca da Mata (AL) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura de Rio Largo, Renata Januário, Helenilda Ciríaco, Vera Lucia Bezerra e Eric da Conceição.