No dia 4 de agosto, foi realizado o Encontro dos Empreendimentos Econômicos Solidários do Projeto Gente Solidária, no Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral (CE). O evento reuniu os grupos apoiados pelo Projeto Gente Solidária com o intuito de discutir a vivência deles no projeto, fruto da parceria do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) com a Prefeitura do Municipal de Sobral (CE), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza.
“Nós fizemos uma reflexão sobre onde estamos, o que conquistamos até agora no projeto, o que é que mudou na vida deles, o que é que foi de bom que o projeto trouxe, o que é que falta melhorar, e de que tipo de apoio eles estão precisando” afirma Silvana Parente, diretora do IADH e coordenadora do projeto. No encontro, os 20 empreendimentos econômicos solidários se dividiram de acordo com seus respectivos setores – agricultura familiar, gastronomia, artesanato e reciclagem – para discutir questões específicas de cada área.
Entre os empreendimentos desenvolvidos no Município está a Associação dos Agentes Ambientais da Região Leste de Sobral (Agamsol), que desenvolve a coleta de material reciclável nos distritos de Aracatiaçu e Taperuaba, aproveitando garrafas PET para a confecção de vassouras. Também estiveram presentes no evento participantes do Café Solidário, iniciativa que reúne quatro empreendimentos gastronômicos do Projeto Gente Solidária, em funcionamento na sede do projeto.