Educadores formados, prontos para ensinarem nos cursos de educação profissional e tecnológica em trinta Escritórios Criativos, estabelecendo uma integração com os 27 territórios de identidade da Bahia. Essa é a visão de futuro, que está em plena execução através da parceria firmada entre a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e o IADH.
O IADH participa com sua tradição e experiência de formador de educadores e fazendo uso de tecnologias de educação a distância (EAD) para a capacitação dos principais articuladores dos Centros de Formação Profissional e Tecnológica. Todo o conteúdo foi desenvolvido pelo IADH e é voltado para o curso “A Educação Profissional e Tecnológica (EPTEC) e os arranjos produtivos territoriais”.
A escolha do IADH como parceiro da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, representada pela Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica, levou em conta o perfil de formador e a soma dos conhecimentos em desenvolvimento de territórios, um dos mais vistosos portfólios do Instituto.
O diretor do IADH, Arturo Jordán, considera a parceria uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Instituto na Bahia e, também, um novo desafio por envolver diferentes tipos de conhecimentos. “Ganhamos uma missão a ser executada com dedicação e nos níveis de excelência que se tornaram padrão no IADH”.
O Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria, Durval Libânio, acredita nesse relacionamento feito em bases sólidas. “Esperamos formar os educadores para melhor desenvolver e desempenhar seu papel nos centros de educação profissional e nos territórios, onde os centros estão inseridos”.
Com 80 horas-aula, o curso está dentro da plataforma de EAD desenvolvida pelo IADH. Além das aulas gravadas, estão previstos vários ciclos de diferentes assessorias. Será feito o alinhamento dos parceiros dos Centros de Formação Profissional e Tecnológica, o plano estratégico do escritório criativo, as linhas mestras para o funcionamento do processo de incubação, a construção das ferramentas metodológicas ajustadas à dinâmica socioeconômica do território, elaboração do plano de comunicação e estudos para a revisão do projeto político pedagógico integrado ao território.