A consultora do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano Andrea Trigueiro, que atua na dinamização e facilitação técnica do Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania, e o assessor de comunicação deste Instituto e bolsista do Núcleo, Jéfte Amorim, levaram a experiência da Rádio Seu Hemetério para pesquisadores da América Latina, no último dia 10 de maio. A apresentação ocorreu na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, durante as atividades do XI Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação.
Com o artigo “Rádio Seu Hemetério: uma experiência de comunicação para o fortalecimento do desenvolvimento local sustentável”, escrito em parceria por ambos, os representantes do IADH foram selecionados pela equipe curadora do evento para se apresentar no Grupo de Trabalho “Comunicação, Tecnologia e Desenvolvimento”. Durante a apresentação, foram abordados dados contextuais da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife/PE, bairro que abriga a Rádio, e informações sobre as atividades da Seu Hemetério e da iniciativa de desenvolvimento local à qual está, inicialmente, vinculada.
Seguem, abaixo, um breve relato da apresentação feito por Jéfte Amorim e os slides utilizados durante o momento:
“Estivemos, Andrea e eu, em uma sala de apresentação com alguns pesquisadores do Brasil, Argentina, Timor Leste e México – visto que alguns dos inscritos para o momento não estiveram presentes. Foi realmente empolgante compartilhar as experiências da Rádio Seu Hemetério e constatar, mais uma vez, a relevância e a singularidade dessa experiência, surgindo do estímulo de duas organizações do sociedade civil, e seus parceiros de todas as esferas, às potencialidades do local, um bairro da periferia do Recife, que jorra cultura.
As pessoas ficaram empolgadas e curiosas sobre a experiência. Algumas, até, já buscaram informações por email pra conhecer mais um pouco dessa efervescência de talentos da Bomba do Hemetério. Ficamos muito felizes! É realmente empolgante levar essa movimentação exitosa também para a Academia, com pesquisadores de outros países, e mostrar como o que é da Bomba é bom! Estamos satisfeitos com os resultados da apresentação e com a rede que formamos com os pesquisadores, em busca do fortalecimento de estudos e práticas sobre desenvolvimento e o papel da comunicação nesse processo.”