A experiência do Programa Bombando Cidadania, fruto da parceria entre IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e Instituto Walmart, é um dos destaques do Seminário Internacional Cidadania Ativa & Transformação Urbana. O evento, realizado em Santos/SP pelo Sesc, nos dias 28 e 29 de novembro de 2013, reúne experiências de referência em várias partes do mundo para discutir a realidade socioeconômica, cultural e ambiental da cidade que o sedia.
Durante os dois dias de evento palestrarão, além da consultora do IADH Karina Zapata, responsável pelas ações de Desenvolvimento Cultural Comunitário e Economia Criativa do Bombando Cidadania, a holandesa Aletta Kostel (Dutch Cycling Embassy), o estadunidense Bob Walters (Força-tarefa de Política Verde de Yonkers), o colombiano Jorge Melguizo (ex-secretário de Cultura Cidadã de Medellín), o alemão Thorsten Heitkamp (Universidade de Dortmund) e os brasileiros Edson Diniz (Redes da Maré), José Roberto Bueno e Luiz de Campos Jr. (Rios e Ruas) e Wagner Rebehy (Fábrica de Música).
“É uma participação marcante para o território. Encanta ver os frutos do processo de desenvolvimento da Bomba do Hemetério influenciando contextos nacionais e, agora, internacionais. Definitivamente, o que impulsiona mudanças sustentáveis são as pessoas organizadas e seus talentos potencializados em forma de projetos criativos e com sentido de coletividade”, destaca Karina Zapata.
O Seminário Internacional Cidadania Ativa & Transformação Urbana tem como propósito discutir o espaço urbano propondo-o como espaço de convívio e estímulo ao desenvolvimento, valorizando a participação popular. A proposta é refletir e discutir a realidade local de Santos/SP a partir de experiências de referência no mundo de promoção do desenvolvimento no espaço urbano com valorização da cidadania ativa.
O Seminário, organizado pelo Sesc, tem concepção e curadoria de Ana Carla Fonseca e Marta Porto e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Sistema A Tribuna de Comunicação, Católica Unisantos, Universidade Santa Cecília e Reino dos Países Baixos.