Em Bom Jardim, Agreste pernambucano, mulheres e homens estão desenvolvendo suas habilidades em costura e recebendo capacitação em empreendedorismo. A iniciativa é da Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe), vinculada à Petroquímica Suape (PQS), em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), o município de Bom Jardim e o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O projeto surgiu a partir da ideia de se constituir uma empresa associativa para alavancar o Polo de Confecções de Bom Jardim, a fim de integrá-lo ao Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções do Agreste Pernambucano. Assim nasceu a Cooperativa de Trabalho Imperial de Confecções de Bom Jardim, formada por profissionais do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da cidade, tendo em vista o potencial da mão de obra na área de confecções. O evento de constituição da cooperativa foi no dia 27 de junho último, quando foram empossados o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal e apresentados todos os cooperados, que confirmaram a adesão ao Estatuto Social.
O convênio entre as entidades para a realização do trabalho foi firmado ainda em maio de 2013, com duração inicial de dois anos. A participação do IADH nessa parceria busca desenvolver a capacidade de organização e gestão da nova cooperativa. “O objetivo é criar um ambiente favorável à expansão da cadeia produtiva têxtil local e à inserção no mercado de forma competitiva, agregando cooperação e qualidade”, explica Arturo Jordán, coordenador do projeto. Segundo ele, há a expectativa de que a consolidação da cooperativa traga melhorias na qualidade de vida dos participantes e mais desenvolvimento econômico para Bom Jardim.
Entre as atividades realizadas pelo IADH junto aos membros da organização, houve seminários, jornadas, oficinas e treinamentos, além do acompanhamento das obras civis e instalações do prédio a ser ocupado. O instituto elaborou, com os costureiros e as costureiras, o Projeto Estratégico da Cooperativa que vai orientar as ações necessárias ao desenvolvimento da organização e servir de referência para as decisões, bem como permitir que os parceiros conheçam todos os processos em curso. Também foi elaborado o Estatuto Social da Cooperativa, que levou em consideração os resultados das jornadas trabalhadas com os grupos, com foco no desenvolvimento organizacional.
Além disso, o IADH promoveu sessões de nivelamento destinadas a orientar os participantes dos CVTs interessados em se envolver na futura Rede de Confecções. Diversas atividades ainda estão programadas, entre elas, a elaboração do Regimento Interno, a finalização da reforma no prédio e realização das Jornadas de “Gestão Financeira do Empreendimento” e “Parcerias: Interesses e Responsabilidades”.