O Sebrae Rio Grande do Norte, com o apoio técnico-pedagógico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), lançou no mês de março o Projeto Territórios Criativos, nos bairros das Rocas e Vila de Ponta Negra, situados em Natal. Considerando o potencial cultural, turístico e gastronômico das duas comunidades, o trabalho prevê, ao longo de um ano, o fortalecimento da Economia Criativa, com capacitações e apoio à qualificação e ao desenvolvimento de produtos e serviços criativos pelos agentes locais.
Haverá o fortalecimento e a organização socioprodutiva desses territórios, com alinhamento de propósitos coletivos, de modo a contribuir para que se firmem, de maneira qualificada, como polos criativos reconhecidos na cidade de Natal. De acordo com Karina Zapata, consultora do IADH no projeto, “os dois bairros estão ligados à origem da cidade de Natal, e possuem muita cultura de tradição. Tem origem no bairro Rocas todo o samba de raiz, tribos, pescadores, afoxés, toda essa cultura de matriz africana. Na Vila existem muitas rendeiras, muitos brincantes de manifestações tradicionais, de danças quase desaparecidas. Se eles não perpetuarem, essa manifestação pode acabar na cidade e também no país. O papel do IADH é reunir os valores locais e construir esse catálogo que provoque encantamento e alegria tanto aos moradores como aos que visitam esses territórios.”.
O desenvolvimento da Economia Criativa é uma estratégia fundamental para o emponderamento socioeconômico dos territórios, através da promoção da expressividade como uma dimensão básica da dignidade, da inclusão social e do pleno exercício das liberdades. O fomento a negócios criativos inclusivos e com foco na sustentabilidade contribui ainda para inserção socioprodutiva de pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Os empreendimentos criativos proveem oportunidades ideais para a inclusão social nos territórios, desafiando as atuais barreiras econômicas e sociais, utilizando mão de obra diversificada, engajando comunidades desfavorecidas e permitindo às pessoas usar talento e inovação para brilhar. É nessa perspectiva que atuarão as capacitações promovidas pelo IADH, com vistas a impulsionar a criatividade, qualificando o fazer local e organizando produtos.
“Transversalmente ao trabalho no âmbito da economia criativa, vamos potencializar a organização social das duas comunidades por meio da comunicação. Para isso, estamos realizando momentos formativos com cursos, oficinas e palestras sobre comunicação comunitária e mídias sociais. Na Vila de Ponta Negra já criamos um Núcleo de Comunicação que vai atuar em apoio ao projeto. É lindo de se ver a comunicação comunitária ajudando a inverter as prioridades da mídia tradicional. E a comunidade se empoderando cada vez mais” afirma Patrícia Paixão, associada-fundadora do IADH e consultora do projeto.