No último dia 26 de julho, a associada e diretora institucional do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Silvana Parente, esteve em audiência com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O encontro serviu para discutir experiências relacionadas ao desenvolvimento no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, e a possibilidade de parcerias entre as instituições.
Na ocasião, que contou com a presença do diretor do BNDES no Nordeste, Paulo Guimarães, foram apresentados resultados da atuação do IADH no desenvolvimento local sustentável e endógeno. Também foram expostas as experiências do Banco relacionadas aos novos empreendimentos em Suape, em especial às iniciativas do Governo Federal.
A audiência ocorreu em vista do subcrédito social que o Banco disponibiliza para o crescente número de empresas que têm se instalado em Suape. Essa linha de crédito oferece financiamento com taxas reduzidas especiais para iniciativas que contemplem funciónarios e seus familiares, além da comunidade local.
A proposta é oferecer o expertise do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano em parcerias técnicas nos Investimentos Sociais do Complexo Portuário, de modo a preparar o território para esses investimentos e diminuir os impactos na comunidade local.