Você está visualizando atualmente IADH: capacitação para uso da Plataforma Gespar

IADH: capacitação para uso da Plataforma Gespar

O Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) deu início à construção da Plataforma Gespar, infraestrutura virtual do Coletivo Rede Gespar que será viabilizada por meio do software SmartCloud, oferecido pela empresa de informática IBM Brasil, de forma gratuita nos primeiros dois anos. A empresa também disponibilizou serviço de capacitação para o uso da plataforma aos funcionários do IADH, que teve início no dia 23 de setembro e seguiu até o fim de outubro deste ano. A formação é conduzida pelo técnico da IBM, Héber Pereira, tendo como participantes Arturo Jordán, diretor técnico do IADH; Filipe Barcelar, líder do Núcleo de Transparência; Kaliane Santos, secretária Institucional; Nicoly Monteiro, estagiária de Comunicação, e Jéfte Amorim, colaborador do Instituto.

A plataforma surge para sustentar o Coletivo Rede Gespar horizontalmente, servindo como suporte para que todos os participantes troquem informações democraticamente, tornando possível a comunicação independentemente da distância. O Coletivo nasceu da rede de profissionais e organizações que trabalharam pela promoção do desenvolvimento local no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Brasil e na América Latina, na década de 1990. Com a fundação do IADH, em 2003, essa rede passou a ser reanimada. Por meio da plataforma, haverá o fortalecimento ainda maior do Coletivo, com a realização de conferências e debates virtuais, além de manter fóruns de discussão e executar programas, projetos e atividades. Haverá espaço também para o compartilhamento de arquivos e materiais diversos nas comunidades on-line.

Para ter acesso ao conteúdo da plataforma, os usuários deverão fazer um cadastro, fornecendo dados pessoais e institucionais, com submissão à Comissão de Gestão da Plataforma. De acordo com Arturo Jordán, o Coletivo tem caráter informal, flexível e aberto, sem institucionalização administrativa. “Essa articulação é fruto da percepção de que a estratégia de desenvolvimento local parece ser um dos grandes passos a serem dados pelas políticas e atores sociais no Brasil e na América Latina rumo ao desenvolvimento dos seus países e territórios”, afirma ele. A expectativa é reunir organizações e pessoas de diversas áreas, como desenvolvimento local e regional, desenvolvimento social, planejamento, monitoramento e avaliação, políticas públicas, arte e cultura, comunicação, fundos de apoio a empreendedores e microcréditos, entre outros.

 

zz

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário