O IADH – Instituo de Assessoria para o Desenvolvimento Humano coordenou, no último dia 29 de maio, a II Oficina Territorial de Economia Solidária no território do Maciço de Baturité, no Ceará. O evento teve como objetivo eleger o Comitê Gestor Territorial de Economia Solidária e selecionar os empreendimentos econômicos solidários que serão apoiados pelo Projeto Política Integrada de Economia Solidária.
Na ocasião, estiveram presentes a Diretora de Administração e Finanças do IADH, Silvana Parente, a consultora do Instituto Paju Angela Monteiro e representantes da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, de todos os municípios do território do Maciço de Baturité e do núcleo dirigente Colegiado de Desenvolvimento Territorial.
Com facilitação das consultoras do Instituto Elza Braga e Catarina Rabelo, foram selecionados 28 projetos (dos quais dois irão compor um “banco de reserva”), de um total de 81 indicações. Para as próximas etapas, virão o processo de formação dos empreendimentos, sob responsabilidade do Instituto Paju, parceiro no Projeto, e a construção do modelo de gestão dos Centros Públicos de Economia Solidária, a cargo do IADH.
O Projeto Política Integrada de Economia Solidária, em seu Lote 01, referente às aços citadas, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e o Instituto Paju, tem como objeto a execução de ações integradas de Economia Solidária para promoção da inclusão socioprodutiva de mil famílias em três territórios cearenses, abrangendo 27 municípios.