Iadh debate sobre a nova governança democrática dos territórios

Brasília (DF) – O Iadh, como parceiro do Ministério do Turismo, participou ativamente do Encontro Nacional de Competitividade dos 65 destinos turísticos indutores do Desenvolvimento Regional. O instituto proferiu palestra sobre os processos de desenvolvimento regional durante o encontro que aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, no último dia 07 de abril.

A socióloga e diretora técnica do Iadh, Tania Zapata, ministrou palestra sobre a importância da Governança Democrática dos Territórios, enfatizando que o protagonismo do Território e a Nova Governança buscam a construção do desenvolvimento humano sob novos valores e paradigmas, tendo as pessoas como centralidades. “Nesse processo, é importante considerar a cooperação público e privada na hora de tomar decisões estratégicas, pactuadas com organizações do mercado, associações representativas e o Estado”, explica Tania.

A palestra aprofundou conceitos-chaves como glocalização; sociedade do conhecimento; inovação e capital humano; cooperação e capital social; e desenvolvimento sustentável. Para Zapata, o desenvolvimento do território é uma estratégia intencional, sendo um movimento que contempla, entre outras questões, o protagonismo, o fortalecimento dos eixos produtivos locais com integração dos pequenos produtores. “Se trata de construir uma nova governança, voltada para um novo paradigma de desenvolvimento. É preciso superar as práticas atrasadas do clientelismo, do individualismo,do sectarismo. É preciso investir nas novas institucionalidades, através da capacitação para o seu fortalecimento, para que cumpram a sua missão de construir a nova esfera pública”, defende.

O encontro, que teve como objetivo estruturar os 65 destinos no padrão de competitividade internacional, reuniu prefeitos, secretários de turismo, interlocutores estaduais do Programa Regionalização do Turismo e parceiros, além do ministro do Turismo, Luiz Barreto. “O Ministério está apoiando esses territórios, que são municípios indutores do desenvolvimento da região”, explicita Tânia. Hoje, o Iadh está envolvido em dois programas de governo que buscam fortalecer os programas de regionalização e na gestão descentralizada na área do turismo com foco no desenvolvimento regional.

Por Le Fil Comunicação Digital

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário