O bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, recebeu, em um famtur, agentes e operadores de turismo dos Estados Unidos. A visita foi realizada no último dia 3 de outubro e contou com representantes de nove empresas estadunidenses, além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), responsável pela vinda das organizações internacionais.
O objetivo dessa atividade foi promover o BombÁfrica, roteiro turístico comunitário que reúne as principais agremiações de matriz afro-brasileira do bairro. Esse destino é o primeiro dos cinco que serão lançados através do Circuto Turístico BombaCultural, que conta com apoio do Ministério do Turismo e está sendo implantado através do Programa Bombando Cidadania, fruto da parceria entre o expertise do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e a iniciativa do Instituto Walmart.
O passeio pela Bomba do Hemetério contou com visitas a quatro atrações culturais locais, além de um almoço no “Espetinho da Ceça”, restaurante do bairro que integra o roteiro e foi reestruturado durante o processo de roteirização. Nas apresentações os visitantes puderam conhecer a música, a dança, o artesanato e a culinária afro-brasileiros, através do Maracatu Estrela Brilhante, Balé Bacnaré, Afoxé Ogbon Obá e Maracatu Encanto da Alegria.
Em cada agremiação os visitantes, guiados pela integrante do Comitê de Apoio e da Universidart Dilma Felix, assistiam às apresentações e ouviam um pouco da história da manifestação cultural e de sua relação com a localidade. “O diferencial desse roteiro é a energia, a beleza, o encanto. Gostei muito de tudo o que pude ver aqui. Eu recomendo, sim, o destino, e pretendo voltar aqui com os meus filhos!”, afirmou Giselle Ribeiro, representante da TAM Viagens na cidade de Boston, nos Estados Unidos.
O momento atual, de promoção dos produtos culturais da Bomba do Hemetério, é fruto de um processo de formação que durou dois anos, através do Programa Bombando Cidadania. Karina Zapata, consultora do IADH e uma das responsáveis pelo roteirização turística, afirma que os resultados são satisfatórios e que o momento agora é de ajustar detalhes para lançar o roteiro para o público.
Para Karina, que se misturou às apresentações dançando e até jogando capoeira, “é emocionante ver uma comunidade que era completamente esquecida pelas políticas públicas se empoderando, se tornando protagonista e se tornando uma empreendedora cultural. A Bomba está lançando suas manifestações para o mundo e mostrando que o que é da Bomba é bom!”, conclui emocionada.