Brasília (DF) – O I Encontro Nacional dos Secretários Executivos dos fóruns e conselhos estaduais do Turismo acontece nesta segunda e terça (18 e 19 de maio), em Brasília e será coordenado pelo Ministério do Turismo e facilitado pelo Iadh.
O objetivo é conscientizar os secretários sobre a importância do seu papel e nivelar as ações desenvolvidas pelo Programa de Descentralização do Turismo desde setembro de 2008. Nesse período, o Iadh trabalhou o diagnóstico e a construção dos indicadores que servirão para avaliar o desempenho dessas instâncias de governanças estaduais.
A elaboração dos indicadores foi feita a partir de entrevistas qualificadas com os atores do turismo e desenhada em encontros com o Departamento de Planejamento e Avaliação – Coordenadoria de Planejamento e Gestão, do Ministério do Turismo. Os 20 indicadores serão apresentados aos representantes dos fóruns e conselhos, a fim de possibilitarem avaliações sobre a representatividade, organização interna, resultados, entre outros.
Agora, o projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo, entra numa nova fase: aplicação do marco-zero dos 20 indicadores que irão subsidiar o monitoramento e avaliação do processo de gestão descentralizada do turismo. “A proposta é acompanhar o processo para identificar o impacto do nosso trabalho, como também avaliar em que esses espaços melhoraram”, explicou Tania Zapata, coordenadora do projeto.
Além disso, a equipe do Iadh poderá contribuir com o planejamento estratégico de alguns fóruns e conselhos, acompanhamento de reuniões, alinhamento de ações com o Ministério do Turismo, reavaliação de regimentos internos, entre outras ações. Essa ação busca implementar a Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo, através do fortalecimento dos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo.
Por Le Fil Comunicação Digital