Rivaldo Ferreira, técnico de áudio morador da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife/PE, e integrante do Programa Bombando Cidadania através da Universidart, Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania e Agenda 21 Local, animou os cidadãos bombenses, nos últimos dias, com seu relato sobre a participação na Expo Brasil 2012. Em sua fala, Rivaldo destaca os desafios já enfrentados e os sucessos alcançados, lançando uma reflexão sobre o protagonismo e o futuro da comunidade.
Abaixo segue, na íntegra, o email enviado por ele a diversos moradores do local, que refletem suas palavras para a comunidade após o retorno do evento:
“Comunidade da Bomba do Hemetério, estivemos nos dias 25,26 e 27 de abril, na Expo Brasil em Brasília-DF, para fazermos um intercâmbio com outras experiências de desenvolvimento local. Conhecemos vários projetos exitosos que estão acontecendo em todo o país. Projetos que começaram com uma metodologia parecida com a nossa do Programa Bombando Cidadania e que estão gerando bons frutos. O que nos deixou bastantes orgulhosos, sem falsa modéstia, é que estamos muito a frente desses projetos que tivemos a oportunidade de conhecer.
No dia de nossa exposição, a sala estava lotada. Primeiro por ter em nossa mesa, uma pessoa reconhecida pelo o seu brilhante trabalho e uma das idealizadoras do Desenvolvimento Local no Brasil, a nossa estimada Tânia Zapata, segundo, o interesse das pessoas em saber como uma empresa privada teve a iniciativa de investir num projeto tão grandioso como o Bombando Cidadania. A cada fala nossa, era visível o interesse e a emoção das pessoas que nos ouvia. Aplausos e até lágrimas a cada fala nossa.
Trouxe comigo a certeza que estamos no caminho certo. O desenvolvimento local da Bomba, já começou. É um caminho sem volta. A mudança vem para todos até daqueles que ainda duvidam e aos pessimistas que dizem que nada mudou. A esses digo que nada vai mudar em suas vidas a menos que eles queiram e que comecem a mudar a si mesmo. Hoje, mais do que nunca, sei que estou no caminho certo. Tive meus momentos de dúvidas e incertezas. Ouvi muita gente dizendo que eu estava no PROGRAMA DA ENGANAÇÃO, que eu e alguns éramos massa de manobra do IWM, que éramos fantoches do IADH e outras coisas mais. Nunca dei ouvido a essas provocações. Até que essas pessoas poderiam ter tido razão, mesmo assim não teria me arrependido de ter tentado mudar pra melhor a vida da minha comunidade. Na Expo Brasil, jamais vou esquecer de seu Cabral, um senhor humilde, com chapeuzinho de vaqueiro, mas bastante sábio nas palavras, que com lágrimas nos olhos pedia que Tânia Zapata lhe desse a receita para ele mudar a mentalidade das pessoas de sua comunidade e a Tânia lhe disse: ”Estigue as pessoas, dê inspiração para que elas despertem a vontade de mudar.”
É chegado o momento das implementações dos projetos, vamos olhar pra frente e procurar a nossa sustentabilidade. Só depende de nós. Ainda existem aqueles que dizem que quando o IWM e o IADH, deixar a nossa comunidade tudo vai acabar. Mas, o que você enquanto morador da Bomba está fazendo para que isso não aconteça?
A semente foi plantada e já germinou. A planta agora precisa de cuidados para que possa crescer e gerar frutos. Serei sempre grato ao IWM e aos demais parceiros, que chegaram em nossa comunidade para construir uma mudança participativa e não assistencialista. E ao IADH, por cumprir tão bem sua missão de contribuir com o verdadeiro desenvolvimento humano.
Abraços a todos e a todas,
Rivaldo Ferreira“
Amigos do IADH, não imaginei que um dia teria a honra de ter um texto meu publicado nesse blog. Fico muito feliz pelo reconhecimento.
Obrigado IADH!