Integrantes do Pólo de Cultura da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife/PE, assistidos pelas ações do Programa Bombando Cidadania, fruto da parceria entre a expertise do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e a iniciativa do Instituto WalMart, participaram, no último dia 10 de maio, do Workshop da British Council e Watershed Lab na ExpoIdeia 2012. A atividade foi liderada por Victoria Tillotson, que esteve em visita à Bomba, ao lado de Jude Kelly, em outubro de 2011.
Durante o workshop, os arte-educadores Jodileno Silva e Raquel Araújo e o agente de desenvolvimento local Elisandro Damasceno, que integram o Bombando Cidadania, participaram das discussões sobre possibilidades de melhoria do espaço urbano do Recife. O debate girou em torno do conceito de “Playable City”, trabalhado por Tillotson, que tem como proposta ampliar a interação das pessoas com o espaço urbano através o uso de ferramentas que relacionam a cultura, as artes e a tecnologia, transformando a cidade em um ambiente de interação, uma “cidade jogável”.
O coletivo britânico Watershed Lab, da cidade de Bristol, desenvolveu o conceito de Playable City e tem o tem trabalhado em sua cidade origem. Agora, pretende utilizar o Recife, que tem semelhanças sociais e tem na cultura um grande potencial local, como próximo ponto de atuação. O encontro do Pólo da Bomba do Hemetério com os especialistas britânicos serve para estreitamento de laços para intercambiar experiências exitosas de desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida em atividade no mundo.