O Programa Reserva da Cidadania recebeu visita técnica de alunos do curso de Desenvolvimento Territorial, oferecido pelo Sebrae Paraíba. Na ocasião, o grupo conheceu as principais ações do projeto e dialogou com moradores das comunidades praieiras do Cabo de Santo Agostinho. A atividade foi realizada no dia 20 de maio e fez parte do curso ministrado pelas associadas-fundadoras do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) Patrícia Paixão e Tania Zapata. De acordo com Tania, que também é coordenadora do Programa Reserva da Cidadania, “a visita representou um reconhecimento ao protagonismo na comunidade local e às iniciativas empreendedoras do território”.
A visita teve início às 10h, no Espaço Reserva da Cidadania, em Itapuama, onde os técnicos do Sebrae foram recebidos com exposição dos produtos dos empreendedores do Programa, como a feira orgânica do Projeto Quintais Produtivos e o artesanato dos empreendedores incubados. Após uma apresentação geral do projeto feita pela equipe do IADH, houve uma roda de conversa com membros do Comitê Cabo de Força, Comissão de Eventos, empreendedores e diretoria do Banco Comunitário, que compartilharam suas experiências e conquistas com os visitantes.
Ao meio dia, foi servido um almoço com produtos do Projeto Quintais Produtivos, na orla de Gaibu, e na parte da tarde os alunos visitaram a Associação de Moradores da Praia de Gaibu, entidade apoiada pelo Programa Reserva da Cidadania. No local, eles puderam conversar com membros da associação, conhecer uma unidade demonstrativa dos Quintais Produtivos, a produção do Sabão Ecológico Aybu e a Feira Cultural de Gaibu. Em seguida, visitaram o empreendimento turístico Banho de Argila e fizeram a trilha da Mata Duas Lagoas.
De acordo com Ana Maria Mota, uma das técnicas do Sebrae, o que mais chamou atenção durante a visita foi o empoderamento das pessoas das comunidades do Cabo. “Quando as instituições deixam de atuar em um local, muitas vezes o trabalho para, mas acredito que aqui será diferente, pois há um capital social muito bem trabalhado”, afirma. O Programa Reserva do Paiva é impulsionado pela Reserva do Paiva, Concessionária Rota dos Coqueiros e Associação Geral da Reserva do Paiva e apoio técnico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH).