Estreou, no último dia 12 de outubro, a programação experimental da Rádio Seu Hemetério, que funciona em sistema de difusora (ou “de caixinha”). Nesta fase, contemplará uma grade de oito programas a serem veiculados até o dia 15 de novembro próximo. A Seu Hemetério tem como missão “promover e efetivar o Direito Humano à Comunicação, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento local sustentável da Bomba do Hemetério e adjacências”. No dia da estreia, houve grande emoção dos componentes do Núcleo de Comunicação, que se reuniram e fizeram uma prece antes de emitir o primeiro som, às 8h, no Programa “Bom-dia, Bomba”, de Dilma Félix.
A construção colaborativa foi, desde o início, o princípio básico para a implementação da rádio e a produção dos conteúdos a serem veiculados. Todos os programas e materiais foram propostos e desenvolvidos pelos integrantes do Núcleo de Comunicação do Programa Bombando Cidadania, responsável pela coordenação da rádio, e orientados pelas consultoras do IADH, Patrícia Paixão e Andréa Trigueiro. Integrantes do Comitê de Apoio, da Universidart e parceiros do Bombando Cidadania também contribuíram com essa construção coletiva. A rádio já é vinculada à Universidart, que assumirá a gestão do veículo ao final dos cinco anos da implementação do Bombando Cidadania.
“A rádio tem um papel educativo, formativo e informativo, tendo como finalidade fortalecer a comunicação local, dar vez às vozes silenciadas na mídia comercial, promover as potencialidades da comunidade, divulgar as ações do Bombando Cidadania e levar entretenimento aos moradores e passantes”, afirma Patrícia Paixão, uma das idealizadoras do Núcleo de Comunicação. A Seu Hemetério vai ao ar em seis caixinhas espalhadas pelo bairro, saindo do Cantinho do Rio (Espaço Bombando Cidadania) até as imediações da Praça Castro Alves (Largo da Bomba). Tudo é executado pelos integrantes do Núcleo de Comunicação, tanto a parte técnica como a de conteúdo, depois de um ano de capacitações, que incluíram oito oficinas de rádio, intercâmbios de experiências, ciclos de debates, vivências em produção, locução, gravação e edição de spots, programetes e vinhetas.
Agora, com a rádio no ar, os integrantes irão passar por uma formação de aperfeiçoamento técnico e de gestão da rádio, que tem como meta a autossustentabilidade. “O desafio é fazer com que mais pessoas se apropriem da rádio, para fortalecê-la como ferramenta de busca por melhorias para a comunidade e vizinhança. Nosso propósito é construir uma agenda positiva da comunidade e inverter as pautas dos temas que, geralmente, são tratados pela mídia comercial. Aqui a comunidade é a protagonista”, reforçou Patrícia. “Nós queremos impactar as pessoas, queremos compartilhar as experiências que tivemos aqui na construção desta rádio para que todos, independente de cor, religião, gênero e idade, possam transformar suas vidas para melhor”, define Carlos Alexandre, integrante do Núcleo e locutor de rádios locais há cinco anos.
PROGRAMAS – Apesar de algum nervosismo do grupo, comum ao dia de estreia, os programas foram muito bem conduzidos. Além de Dilma Félix, com o “Bom-dia, Bomba”, estiveram à frente dos programas, Jocely Nunes e Patrícia Oliveira, com o programa feminino “Elas por Elas”, Jameson Ramos, Letiene Ferreira e Marília Freire, com o “Conexão Jovem”, Carlos Alexandre, com o “Bombando Emoções”, e Emanuelle Borba, com o “Universo Infantil”, produzido por Jocely Nunes. Mesmo sem levar programas ao ar, outros integrantes do Núcleo de Comunicação apoiaram a estreia da rádio, como Rivaldo Ferreira, Cleones José, Israel Sá e Sirlane Oliveira. O coordenador da Universidart, Miquéias Bandeira, também acompanhou, durante toda a manhã, o primeiro dia da programação experimental da Seu Hemetério. A inauguração oficial e festiva da Rádio Seu Hemetério será em novembro, em data a ser agendada junto com o Instituto Walmart, autor da implementação do Programa Bombando Cidadania.