Foi realizado no dia 26 de agosto último, em Sobral (CE), o I Seminário da Economia Solidária, com o intuito de apresentar o potencial da economia solidária como estratégia de inclusão socioprodutiva e mostrar a experiência concreta e resultados do Projeto Gente Solidária. O encontro teve início às 18h, no Centro de Educação à Distância (CED), e contou com palestra do secretário Nacional da Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), professor Paul Singer, uma das maiores referências internacionais da economia solidária.
O Projeto Gente Solidária é fruto da parceria do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) com a Prefeitura do Municipal de Sobral (CE), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza. O I Seminário da Economia Solidária começou às 18h e recebeu cerca de 400 participantes, entre empreendedores, estudantes, gestores e servidores do município, representantes de prefeituras vizinhas, entre outros. “Além de divulgar a questão da economia solidária, o evento aumentou a auto-estima dos empreendedores do projeto”, afirma Sandra Farias, consultora do IADH no projeto.
No início do seminário, a coordenadora técnica do projeto e diretora do IADH, Silvana Parente, apresentou o projeto, suas principais ações e resultados. Também participaram do I Seminário da Economia Solidária: a vice-governadora Izolda Cela, o vice-prefeito Carlos Hilton Soares, os vereadores Cristiane Coelho e Galdencio, a secretária de Desenvolvimento Social e combate a extrema pobreza Valdizia Ribeiro, e o professor Chico Gudes, da incubadora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Na ocasião, também foram entregues os certificados de formação para artesãs, participantes da Feira Solidária da Agricultura familiar e do Café solidário, agentes de desenvolvimento e catadores. Às 19h50, houve palestra do professor Paul Singer, que abordou a economia solidária do contexto socioeconômico do país, apresentando-a como alternativa no período de crise. O seminário foi encerrado Às 21h, com fala da vice-governadora Izolda Cela.