Você está visualizando atualmente Seminário Comunitário de Meio Ambiente da Bomba integra atores sociais e propaga experiências de sucesso

Seminário Comunitário de Meio Ambiente da Bomba integra atores sociais e propaga experiências de sucesso

Em parceria com o IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento e o Instituto Walmart, foi realizado no último dia 29 de agosto o 1º Seminário Comunitário de Meio Ambiente da Bomba do Hemetério. Organizado pela Comissão Voluntária de Meio ambiente do Programa Bombando Cidadania no Cineclube Coliseu, no SESC Casa Amarela, o evento foi conduzido pela consultora do IADH Mariana Melo, e teve apoio da Lixiki, Celpe, Emlurb e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado.

Na ocasião, dezenas de empreendedores ambientais e representantes de diversos setores da sociedade foram recebidos com flores feitas de material reciclado, produzidas pelos agentes ambientais bombenses. E o cuidado com as boas vindas e receptividades em sintonia com o meio ambiente não estiveram só aí. Garrafas, jornais e revistas se transformaram em arranjos e em decoração para embelezar o encontro.

Com uma programação recheada e com importantes participações, o Seminário levou ao público as experiências vivenciadas pela Bomba do Hemetério através das ações ambientais do Bombando Cidadania. Desde o despertar do interesse às mobilizações e implementações de melhorias no bairro, os agentes ambientais contaram suas histórias e trajetos do trabalho local, focando a educação ambiental, reutilização e reciclagem e empreendedorismo compromissado com o meio ambiente.

“A Bomba é um local plano cercado por vários morros e não tinha coleta de lixo regular. Então, quando chovia, o lixo vinha todo para a comunidade. Hoje a gente tem uma compactadora, conseguimos lixeiras”, destaca Rivaldo Ferreira, agente ambiental local. “A gente tem feito trabalho com as crianças, também, preocupados com o mundo que vamos deixar, mas também com a geração que vamos deixar para o mundo”, enfatiza a também agente local Andréa Souza, que chegou ao projeto por sua função como agente municipal.

Para compor as mesas temáticas, alguns nomes importantes tiveram presença e dialogaram sobre o Bombando Cidadania, o presente e as expectativas para a Agenda 21 Local da Bomba do Hemetério e a importância da articulação empreendedora com os cuidados ambientais. Divididos em duas sessões, compartilharam experiências Adriana Franco (Instituto Walmart), Tania Zapata (IADH), Avelino Pontes (Emlurb), Maria das Neves (Celpe), Tatiana Belo (AVSI), Ana Borba (Lixiki) e Verônica Ribeiro (SDEC).

Além disso, durante o intervalo os presentes puderam saborear receitas títpicas em um coffee break feito pela empreendedora bombense Conceição, conhecida pelo popular e premiado Espetinho da Ceça. Para tomar água, uma forma ambientalmente mais responsável: copos descartáveis feitos em papel, para reduzir os impactos do plástico. Tudo feito porque vivencia o cuidado com o meio ambiente e tem compromisso com o meio ambiente, no sonho de levar para outras comunidades e bairros estímulo e motivação para a mudança.

» Confira a Galeria de Fotos!

Ascom/IADH

Assessoria de Comunicação do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável".

Deixe um comentário