Todas as terças-feiras, a mentora Débora Costa, do IADH, exerce sua ocupação de psicóloga coach na escola Pastor Hermes Aeph, sede do Projeto Semear. O objetivo das aulas é desenvolver as capacidades das empreendedoras incubadas pelo projeto, com o objetivo de fazer com que compreendam melhor seu potencial no ramo dos negócios.
Débora explica melhor o método utilizado: “O coaching de equipe usa a programação neurolinguística, que parte da definição de metas com foco em resultados para os empreendimentos, apoio ao autoconhecimento para acessar melhor recursos internos e gerar autoconfiança, com fortalecimento do senso de equipe, dos laços de solidariedade e da aprendizagem no planejamento para alcance resultados”.
As participantes do Cantinho da Costura Canaã e da ConfecSonhos participaram do encontro, na última semana. Elas formam um grupo compostos por mulheres da cidade de Araçoiaba, a cerca de 50 quilômetros do Recife. Ao todo, são 11 empreendedoras.
Cada sessão dura uma hora e meia e aborda temas como “metas a longo e curto prazo”, “meios concretos para se alcançar essas metas”, “quem está disponível para quais ações”. Dentro dessas discussões, as empreendedoras são incentivadas a falar sobre seus objetivos e a pensar ações progressivas para desenvolver seus propósitos.
As participantes são estimuladas a pensar maneiras de atrair patrocinadores e de conquistar a autonomia financeira por meio de sua própria produção. Ao fim de janeiro, elas devem realizar a conclusão do processo de incubação do Semear e trabalhar plenamente como empreendedoras.
Mais do que aulas técnicas, o coaching tem a intenção de empoderar essas mulheres e criar novas perspectivas profissionais no município.
Judy Vitória, 18 anos, que faz parte do grupo junto com a mãe, Josy, fala sobre a sua experiência. “Com as aulas de coaching, que estamos tendo com a Débora, aprendemos e entendemos que não há vitória sem metas e força de vontade. Isso nos deixa cada vez mais preparadas para a vida profissional”.
O projeto Semear atende a mais seis empreendimentos liderados por mulheres. Ele é executado pelo IADH, com apoio financeiro do Instituto Alcoa e da Prefeitura de Araçoiaba.